Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Ex-Docentes / Efetivos

Efetivos

 


Dr. Rafael Bianchi Silva - 2013 -2015.

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Pedagogia pela Faculdade Pitágoras (2012). Doutor em Educação pela Unesp/Marília (2012) e Mestre em Educação pela Uel (2008). Tem experiência na área de Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social e Institucional; Psicologia do Trabalho; Fundamentos da Educação.

Email: rbsilva@uem.br

 

Drª Sheila Regina de Camargo Martins - 1999-2014 (Aposentada)

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras São Marcos (1983), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é participante do Pet-Saúde UEM- Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Familiar Sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, família, psicologia jurídica, crianças e adolescentes, abrigos, idosos.

Email: srcmartins@uem.br

 

Drª Rosane Gumiero Dias da Silva -1985-2014 (Aposentada)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (1985); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1995); Doutorado em Educaçãoe Politicas Publicas, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2005) e Estágio Pós-Doutoral na L'Universite Ouest Nanterre - França (PARIS X) (2011) em Pedagogia Institucional e Violência Escolar. Professora titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no Curso de Psicologia na area de Escolar. Tem experiência em Supervisão Escolar e atua com as temáticas; currículo, ensino, aprendizagem, violência escolar, pedagogia institucional, tecnicas de Freinet, reestruturação do ensino médio, adolescente-psicologia-ensino, políticas públicas, prática escolar e pedagogia histórico-cultural. educação.

Email: rgdsilva@uem.br

 

Maria Augusta Ribeiro - 1982-2013 (Aposentada)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1977) e especialização em Psicologia Clínica. Tem experiência com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nas áreas de Psicologia Clínica e Institucional, Psicologia Hospitalar e Humanização.

 

Walterlice Ferreira - 1982-2012 (Aposentada)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1980). 

 

Maricelma Bregola - 1984-2012 (Aposentada)

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979) , especialização em Psicomotricidade e Ludoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1982), especialização em FORMAÇÃO DE ORIENTADORES ACADÊMICOS PARA MODALID pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) , mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Internacional (2006) e aperfeiçoamento em Educação Pré Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (1985) . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Drogas, Prevenção, substancia psicoativas.

 

Marli Aparecida Calça Sanches - 1981-2012 (Aposentada)


possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1980), especialização em Psicologia Clínica pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1988) e mestrado em Educacao pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Escolha profissional, Expectativas, Psicologia.

Jorge Benjamin Martinez Fernandez- 1981-2012 (Aposentado)

Possui graduação em Psicologia - Universidad Nacional Autónoma de México (1969), Mestrado em Administración de Empresas pelo Centro de Estudios Universitarios de Monterrey (1992) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho, Psicologia Ambiental e Comportamento Humano nas Organizações de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, trabalho e ambiente, trabalho e identidade e psicologia social.

Maria Lucia Boarini -1984-2012 (Aposentada)

Doutora, Mestre e graduada em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Criou o periódico cientifico Psicologia em Estudo (A pela CAPES/ANPEPP), permanecendo como sua editora no período de 1996-2005. Líder do Grupo de pesquisa e estudo sobre higienismo e eugenia no Brasil/GEPHE - devidamente inscrito no CNPq. Converge seus estudos, principalmente, para o campo que faz interface entre a Educação e a Saúde Mental. Neste sentido sua experiencia transita entre as áreas de Educação e Saúde Publica. Investiga temas relacionados a higiene mental, a eugenia, a medicalização da educação escolar e a atenção à saúde mental na rede publica de saúde.

Lenita Gama Cambaúva -1982-2011 (Aposentada)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1980) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atualmente aposentada, foi professora não titular da Universidade Estadual de Maringá. Com experiência docente na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: história, psicologia, subjetividade, psicologia histórico cultural, pós-modernismo e pós- estruturalismo, subjetividade, neoliberalismo e psicologia, sujeito, individuo, história da psicologia Até 2012 participou do projeto de pesquisa. A relação entre as categorias marxistas e a Psicologia Histórico-Cultural: revelações a partir do cinema contemporâneo. É docente no curso de Especialização Teoria Histórico Cultural.

Eduardo Augusto Tomanik -1981-2011 (Aposentado)

Licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Psicologia Comunitária pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor associado da Universidade Estadual de Maringá, atuando no Curso de Graduação em Psicologia e nos Programas de Pós-Graduação em Administração, Enfermagem e Psicologia (Mestrados) e Ecologia (Mestrado e Doutorado). Tem experiência nas áreas de Metodologia Científica e de Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, ambiente e processos sociais. Aposentou-se em outubro de 2011. Atualmente é Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, desenvolvendo estudos e orientando trabalhos na área da Psicologia Social das Emoções.

Maria Teresa Claro Gonzaga -1984-2011

Catarina Satiko Tanaka - 1982-2011 (Aposentada)

possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1977), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1993), doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Construcionismo, psicologia social, fofoca.

 

Olimpia do Carmo Ferreira - 1980-2010 (Aposentada)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise , atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise - metapsicologia - psicose - pós modernidade.


Marly Lamb - 1980-2010 (Aposentada)

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Representações Sociais, Aprendizagem e Desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, envelhecimento,saúde e grupos de convivência


Ana Maria Vieira de Miranda - 1980-2009 (Aposentada)

Concluiu o doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo em 2003. Publicou 4 trabalhos em anais de eventos. Possui 25 itens de produção técnica. Participou de 18 eventos no Brasil. Entre 1984 e 2000 participou de 9 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 6 destes. Atualmente participa de 1 projeto de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Saúde Mental, Instituição, Subjetividade, Adolescência, Desenvolvimento Humano, Família, Paciente Psiquiátrico, Psicólogo, Fé e Paternidade.

Angela Maria Pires Caniato-1979-2005 (Aposentada)

Curso de graduação em Psicologia ( Licenciatura e Formação de Psicólogos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), titulação em Psicologia Clínica e Social pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995). Trabalha com a Psicanálise sob a abordagem Psicopolítica de Theodor Adorno e vem publicando artigos em Revistas e Livros fundamentados na TEORIA CRÍTICA. Coordena projeto de Pesquisa Intervenção sob esse enfoque teórico-metodológico. Editou dois livros como coordenadora (um no prelo). Atualmente é Professora do Curso de Mestrado em Psicologia -linha de Pesquisa Epistemolgia e Práticas Sociais - da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). . Atua como pesquisadora nos seguintes temas: Psicanálise;Indústria Cultural;Violência , Preconceitos Sociais e Subjetividade. É representante do Núcleo de Maringá da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Possui experiência na área de Psicologia Clínica Psicanalítica e realiza atendimentos psicoterapêuticos sob esta linha teórico-metodológica.

Eliane Giacomini de Almeida - 1981-2003

Sildemar Jose de Barros - 1986-1998