Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Docentes / Área Escolar

Área Escolar

Drª Adriana de Fátima Franco

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Bauru (1996), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Temas: Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia Escolar e Educacional. Desenvolvimento e aprendizagem.

E-mail: adriffranco@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7017488627828105


Drª. Elizabeth Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1980) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; desenvolvimento; atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e epistemologia genética, educação e construtivismo.

Email: elima@uem.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2536978383883234


Dr Marcos Maestri

Psicólogo. Doutor em Psicologia – PUCCamp; Mestre em Educação – UEM; Especialista em Psicologia Escolar – CRP 08; Orientador de Estágios em Psicologia Escolar; Disciplinas na Graduação: Tendências Pedagógicas e Psicologia da Educação; Orientação Profissional entre outras. 

Email: mmaestri@uem.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8633706792225451

 

Drª Maria Julia Lemes Ribeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, USP (2005). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (1997). É psicóloga e pedagoga . Desenvolve atividades como professora do Departamento de Psicologia (DPI) da Universidade Estadual de Maringá desde 1983. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão e Supervisora de Estágios na área de Psicologia Escolar e Educacional. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) da Universidade Estadual de Maringá, UEM, cujas orientações ocorrem na interface da Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Especial. 

Email: mjlribeiro@uem.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0851040128557587

 

Drª Marilda Gonçalves Dias Facci

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003) e Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. Teve Bolsa de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Atualmente tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi coordenadora do GT de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd no período de 2010-2013, é Editora Geral da Revista Psicologia em Estudo, Editora Assistente da Revista Psicologia Escolar e Educacional , membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Educacional da ULAPSI e Presidente Anterior da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional-ABRAPEE. Participa do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, educação, psicologia escolar. 

Email: marildafacci@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2222738235813129

 

Drª Nilza Sanches Tessaro Leonardo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente é professora do departamento de Psicologia da UEM e do programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional. Atuando principalmente com os seguintes temas: Psicologia Escolar, Psicologia Histórico- Cultural, queixa escolar, medicalização da Educação e Educação Especial

Email: nilza_sanches@yahoo.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2927297786991833

  

Drª Roselania Francisconi Borges

Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. Doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Julio de Mesquita Filho UNESP/ASSIS-SP. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá –PR. Membro da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia de Maringá. Membro do Fórum sobre Medicalização na Educação e da Sociedade da Universidade Estadual de Maringá-PR.

Email: roselaniafborges@uol.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7827253709168573

 

Drª Silvana Calvo Tuleski

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural. É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski.Coordenadora do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico Cultural) da Universidade Estadual de Maringá.

E-mail: silvanatuleski@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0105108434995580

 

Drª Sonia Mari Shima Barroco

Formação Acadêmica: Graduada em Psicologia (UEM), fez pós-doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia - USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). É mestre e especialista em Educação (UEM).

Atuação profissional: docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, do qual foi coordenadora no período de (2010-2014) e coordenadora adjunta (2008-2010). É coordenadora do PROPAE - Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais (2014-2015). Foi professora da rede estadual de educação do Paraná, psicóloga das Secretarias de Educação e da Saúde do Município de Maringá. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Escolar. Pesquisa no âmbito da psicologia histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento humanos, educação, educação especial e arte. Coordenou os cursos de especialização Educação Especial em contexto de Inclusão e Teoria Histórico-Cultural - Turma IV e V. Foi consultora/assessora de propostas no âmbito da educação pelo Estado do Paraná e por municípios.

Publicações: É autora do livro “Psicologia Educacional e Arte: uma leitura histórico-cultural da figura humana” (2007), co-organizadora dos livros "Intervenções Pedagógicas na Educação escolar indígena: contribuições da Teoria Histórico-Cultural (2008), Escola de Vigotski; contribuições para a psicologia e a educação (2009) e "Educação Especial e  "Educação Especial e Teoria Histórico-Cultural: em defesa da humanização do homem" (2012), “Psicologia, políticas educacionais e escolarização” (2015). Tem capítulos de livros e artigos publicados sob a perspectiva histórico-cultural.

Atuações externas: Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2015) e participou da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE (2012-2014) e foi representante da ABRAPEE -  Paraná (2012-2014).

Email: soniashima@uol.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0910185283511592

 

Drª Zaira Fatima de Rezende Gonzalez Leal

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar, coordenadora de estágios em psicologia escolar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, crianças, inclusão, educação especial e exclusão.

Email: zairaleal@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4284259022002112