Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ETNOPSICOLOGIA

IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ETNOPSICOLOGIA

A primeira edição do Simpósio Nacional de Etnopsicologia ocorreu no ano de 2016 e foi sediada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi organizada pelo Laboratório de Etnopsicologia da USP, com a coordenação do Prof. Dr. José Francisco Miguel Henriques Bairrão. O objetivo do evento era demarcar o campo da Etnopsicologia no Brasil a partir da reunião dos diferentes pesquisadores e profissionais que contribuíram, ao longo do tempo, com o desenvolvimento dessa área. Esse encontro inicial foi um marco para a Etnopsicologia brasileira, com importantes ressonâncias para o modo como esse campo vem se desenvolvendo desde então.

Em 2018 a sua segunda edição foi realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sob a coordenação da Profa. Dra. Alice Costa Macedo, também pesquisadora do Laboratório de Etnopsicologia da USP. Se a primeira edição teve como objetivo reunir os principais pesquisadores da área e demarcar esse campo em nosso cenário, a segunda edição estabeleceu um diálogo mais aprofundado com a educação. Tentando responder a como a Etnopsicologia pode contribuir com o saber e o fazer em educação, o simpósio continuou a cumprir seu objetivo.

Com a pandemia da COVID-19, deflagrada no início de 2020, a terceira edição foi realizada no ano de 2021, na modalidade remota, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde. A terceira edição teve como tema a Etnopsicologia e a Saúde e foi coordenada pelo Prof. Dr. Fabio Scorsolini-Comin. O III Simpósio Nacional de Etnopsicologia teve por objetivo aprofundar os debates teóricos e metodológicos no campo da Etnopsicologia, incentivando a difusão dos conhecimentos etnopsicológicos entre graduandos, pós-graduandos e toda comunidade. É importante referir, no evento, a realização de uma mesa redonda com pesquisadores do campo da Etnopsicologia que resultou na elaboração de uma proposta de criação de um  GT de Etnopsicologia. A  proposta de criação do GT foi enviada e aceita  pela APPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). A primeira reunião do GT de Etnopsicologia aconteceu 19º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP realizado em 2022.

A quarta edição do Simpósio Nacional de Etnopsicologia será realizada na Universidade Estadual de Maringá (com transmissão online) e coordenada pela Profa. Dra. Eliane Domingues. O tema escolhido para o simpósio é Decolonialidade e saberes etnopsicológicosOs objetivos desta edição são: 1- Dar visibilidade aos estudos relizados no campo da etnopsicologia em diálogo com pesquisadores internacionais. 2-Possibilitar a solidificação de parcerias institucionais entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação engajados no campo da etnopsicologia. 3-Valorizar e divulgar os saberes tradicionais de populações que não ocupam o centro do debate acadêmico. Entre as diversas atividades previstas no evento estão: conferências, mesas redondas, roda de conversa, apresentação cultural, reunião do GT de Etnopsicologia, apresentação de trabalhos e publicação de anais com resumos expandidos.

ACESSE AQUI